17 de junho de 1972, dia de futebol

De um lado, uma Seleção Gaúcha com os melhores da Dupla Grenal. Do outro, a Seleção Brasileira. Pela lógica, a torcida seria uma só, mas não foi o que aconteceu. Mesmo que houvesse mais de 100 mil pessoas no Estádio Beira-Rio, os heróis do tri estavam sozinhos. E a gente te conta o motivo.

Ao longo de cinco episódios você vai descobrir como João Havelange foi convencido a aceitar esse jogo que envolveu intriga, militares, uma vaia em uníssono ao Hino Nacional, agressões e, possivelmente, uma bandeira do Brasil queimada em plena Ditadura Militar.

O podcast Um gol do Brasil quase estragou tudo, apresentado pelos jornalistas Cléber Grabauska e Silvio Benfica, traz áudios raros e entrevistas com grandes nomes do futebol sul-americano, como a dupla Figueroa e Ancheta, ídolos de Inter e Grêmio, e Jairzinho, o Furacão da Copa de 70.

_________________

EQUIPE

Idealização e apresentação:

Cléber Grabauska e Silvio Benfica

Pesquisa e roteiro: Geórgia Santos

Colaboração para a pesquisa: Flávia Cunha

Produção: Márcio Beyer

Captação de som (entrevistas presenciais):

Leonardo Petersen

Edição e finalização: Douglas Weber

Música original: Gustavo Finkler

Redes sociais: Milena Giacomini

Apoio: Gustavo Mittelmann, Binho Ferronatto e

Eduardo Rosa

Motorista: Thomaz Edison

Coordenação: Geórgia Santos

Realização: TODAVÓS e Catraca Filmes

_______________________________________________

AGRADECIMENTOS

Brechó do Futebol, It´s Sports e Eventos, ProPlayer Centro de Treinamento Esportivo, Denise Helena da Silva e Octávio Junior, Galeto Mamma Mia, Armazém do Bacalhau, Francisco Noveletto, Roberto Alves, Marco Antônio Damian, Estádio Beira Rio, Sport Club Internacional, Rádio Guaíba, Federação Gaúcha de Futebol

_________________________

APOIO

Um gol do Brasil quase estragou tudo é um podcast original da TODAVÓS realizado com apoio da Unimed Porto Alegre, da Federação Gaúcha de Futebol e da Marquespan